Denis Simões e o Centro Cultural 25 de Julho são indicados à Destaque no Prêmio Açorianos

Uma das mais tradicionais premiações culturais de Porto Alegre, o Prêmio Açorianos, tem entre seus indicados na categoria “Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas” Denis Gerson Simões – editor do Der Hut e até então instrutor do Grupo de Danças Tanz mit uns – e o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre. O foco foi a Tanzfest 2018, evento voltado à dança folclórica alemã na capital gaúcha. A divulgação dos finalistas ocorreu em 01/03 e os vencedores serão conhecidos em 5 de abril de 2019, durante a cerimônia de entrega dos prêmios que acontecerá no Teatro Renascença.

O Prêmio Açorianos é dado pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre a entidades e grupos que se destacam durante o ano na capital gaúcha. Está segmentado nas categorias música, teatro, dança, literatura e artes plásticas, tendo dentro delas subdivisões. Segundo Centro Municipal de Dança, “o Prêmio Açorianos de Dança contempla ainda as categorias de destaque por modalidades, como balé, jazz, danças urbanas, entre outras, além das categorias de Novas Mídias em Dança e Projetos de Difusão e Formação. Essas categorias contam com júris especializados que somam um total de 22 profissionais da área”.

A Tanzfest surgiu a partir do “Tanz mit uns in Porto Alegre” ocorrido em 2000. É produzido e planejado pelo Deutsche Volkstanzgruppe Tanz mit uns, grupo de danças do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre. Trata-se da união de uma mostra de danças, oficina de Volkstänze, gastronomia colonial alemã, atividades recreativas típicas e também um baile germânico – essência da dança popular da Alemanha, Áustria e Suíça. Na edição de 2018 o elemento especial foi a realização de um casamento em pleno evento, seguindo antigos hábitos das comunidades teuto-brasileiras, como o uso dos trajes típicos e da coreografia da inclusão da noiva na sociedade. Teve a música ao vivo da Super Banda Saxônia de Nova Petrópolis.

O casal Lise e Denis casou-se durante o baile, destacando as tradições envolvidas na festa. Fotos: Guilherme Gargioni

Veja os indicados para “Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas”. O pequeno juri especializado foi formado por Carina Petry Armani e Maria Lúcia Paz de Freitas Machado.

  • Ballet Folclórico Luna Flor – pela iniciativa na criação de um novo grupo de dança folclórica na cidade.
  • Denis Gerson Simões – pela promoção e difusão da dança e da cultura alemã através da realização do Tanzfest Porto Alegre 2018, junto ao Centro Cultural 25 de Julho.
  • Grupo de Danças Populares Andanças – pelas trocas culturais de danças realizada pelo grupo em diversos países e registradas no espetáculo Quadros Internacionais.
  • Lúcia Brunelli – pelo reconhecido trabalho na formação, criação e difusão de danças folclóricas evidenciada na curadoria do evento Invernada Farroupilha que reuniu CTGs de diversos pontos do estado.
  • Reminiscências – memórias do nosso carnaval – pelo trabalho de pesquisa e resgate da memória do carnaval de Porto Alegre coordenado e dirigido por Iara Deodoro.

O Centro Cultural 25 de Julho tem ligação com o Prêmio Açorianos de longa data, não só no aspecto dança. Em 2015 a entidade foi indicada na categoria
“Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas” por suas iniciativas de divulgação do folclore germânico através do grupo “Tanz mit uns”. Já com o Expresso 25 foi indicado como Intérprete de MPB em 2003, 2004 e 2013 no Açorianos de Música – tendo vencido em 2004 – e em 2013 também concorreu como melhor Álbum de MPB com o trabalho Cantando em Bando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>