Receita da massa de Spätzle – manual e na plaina – Spätzlehobel

Fácil e rápido de fazer, o Spätzle é um tipo de massa caseira alemã que não exige muitos ingredientes e nem habilidade. Com ovos, farinha de trigo branca, sal e água se faz esse prato bastante típico. Vamos a receita para duas pessoas e as quantidades:

MASSA DO SPÄTZLE

  • 4 ovos;
  • 3 xícaras de farinha de trigo branca;
  • Sal a gosto;
  • Água para o cozimento.

PREPARO

Coloque numa panela média ou grande aproximadamente 1 litro de água (o suficiente pra a panela ficar bem cheia, mas sem transbordar) para ferver.

Paralelamente, em uma vasilha funda (pode ser um pote ou prato fundo) coloque os demais ingredientes: 4 ovos, 3 xicaras de farinha de trigo e sal a gosto. Mexer tudo para deixar a mistura homogênea. OBS.: A massa deve estar suficiente firme para, com uma colher, colocar sobre uma tábua e não escorrer. Caso esteja muito fina, adicionar mais farinha. Caso esteja muito firme, que não prenda na tábua, acrescer um pouco de água ou leite.

Spätzle na tábua: Levar a tábua com a massa para a beira da panela com a água quente. Com uma faca grande, cortar pedacinhos pequenos da massa e empurrar para dentro da panela, deixando o pedaço cair na água quente. Fazer isso repetidamente. Quando a massa boiar, ela está pronta, sendo retirada com uma escumadeira. Evite que o Spätzle fique excessivamente no cozimento, para que não fique uma “papa”. Repetir esse processo até toda a massa ser colocada na água e estar cozida.

Spätzlehobel: trata-se de uma plaina especial para fazer Spätzle. Ela facilita fazê-lo em grande quantidade. Neste caso, há um recipiente onde a massa do Spätzle é depositada e é colocada sobre a panela, caindo o conteúdo direto na água fervente. O detalhe neste caso é colocar uma massa menos firme que na versão da tábua, para que possa cair mais facilmente por entre os furos do equipamento – mas não tão mole a ponto de escorrer totalmente.

Spätzlehobel : plaina especial que é colocada sobre a panela para fazer Spätzle. Foto: Denis Gerson Simões

MOLHOS: O Spätzle pode receber um conjunto de molhos e coberturas. Em alguns locais é comum que agreguem molho de queijo, em outros simplesmente ganha cebola picada tostada ou algumas ervas. Há quem aprecie a combinação Gulasch – uma carne ensopada – com essa massa. Contudo, é importante cuidar para que o Spätzle não fique muito tempo ensopado, com risco de se desmanchar.

2 thoughts on “Receita da massa de Spätzle – manual e na plaina – Spätzlehobel”

    • Denis Gerson Simões says:

      Olá Mario. Não tenho essa informação. Podemos perguntar aos nossos leitores do Der Hut se alguém sabe e te informamos. Todos os locais que vendem que conheço são fora do Brasil. Tentaste procurar via a internet para comprar em lojas na Alemanha e vir por correio ao Brasil (por mais que possa demorar)? Uma opção de site é pelo Amazon. Uma sugestão é procurares pelo “Amazy Edelstahl Spätzlereibe”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>