Alemães já entraram na folia desde o meio do fevereiro: é carnaval!

O Brasil é o país do Futebol e Carnava? Na Alemanha o carnaval já está em movimento, embalando foliões. É metade de fevereiro e já se observam pessoas fantasiadas indo e voltando nas cidades. Dos Faschingsbälle – bailes de carnaval – às atividades de rua, as festividades só terminam em início de março. Se no futebol os germânicos passam as vezes dos brasileiros, no quesito “carnaval” os latinos precisarão se cuidar.

Em Munique a festa já começou. Dos moldes mais “alegóricos” – com fantasias de bom humor-, aos bailes de gala – com fraques e vestidos pretos e brancos -, há muitas opções para bolsos e gostos. Muitos amigos também realizam, espontaneamente, seus festejos de carnaval, se reunindo em restaurantes e espaços com música. Podem estar mascarados ou simplesmente alegres: é para unir e comemorar. Em alguns lugares inclusive as danças típicas podem fazer parte, como a tradicional Münchener Française.

Já em um conjunto de municípios sobrevivem antigos cortejos e festas históricas. Em Rottweil, por exemplo, no Baden-Württemberg, se mantém um dos mais tradicionais eventos de carnaval do país, o Narrensprung – o Pulo dos Tolos. Nesta festividade os desfiles oficiais acontecerão dias 04 e 05/03, das 08 às 14 horas. Os personagens da festa mais conhecidos são o Biss, o Fransenkleidle, o Schantle e o famoso Federahannes. Contudo, segundo os organizadores, o ponto alto ocorre mesmo é nos barres e pubs da cidade, onde as pessoas festejam com boa cerveja e muita música (veja o vídeo sobre o Narrensprung).

Na Capital Alemã a festa é colorida e repleta de pluralidade. Chamar de Karneval ou de Fasching? As duas designações estão valendo. Do carnaval de rua aos festejos em locais fechados, há estilos que agradam a todos, tendo programação do meio de fevereiro até dia 06/03. E, seguindo a diversidade berlinense, cada festividade traz suas peculiaridades, inclusive em cervejarias – puxando o estilo sulino – ou em salões – mais ao modelo de renano – ligado à .

Inegavelmente o carnaval mais conhecido da Alemanha é o de Colônia (Köln). Lá as festividades oficiais vão de 28/02 a 06/03, acompanhando praticamente o carnaval brasileiro. O próprio nome “Karneval” já poderia criar uma ponte entre as duas festas, lembrando que também na cidade alemã tem carros alegóricos coloridos. As fantasias são ponto alto, além da irreverência. Muitas bandas tocam nos bailes da cidade, lançando hits (muitos deles chegando como moda nos Bailes de Chope no Brasil). E grupos de foliões organizados saem no inverno pelas vias da cidade para espalhar a festa e fazer muitas fotos. A Catedral de Colônia, cartão postal da cidade, vira ponto de encontro.

Os festejos de carnaval – Faching – na Alemanha estão muito ligados ao término do inverno, trazendo costumes pagãos que representam a expulsão do frio. Por isso em eventos tradicionais alguns personagens são bastante frequentes, como cavaleiros (que simbolizam a primavera), bruxas e demônios (representando o inverno). Em outros, os clássicos palhaços tomam conta dos salões. Contudo, com a globalização, moda, filmes e séries, personagens mais internacionais também aparecem nas comemorações, assim como mascaras que personificam políticos do momento. O que vale é brincar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>