Os Simpsons e seu alemãozinho

Já ouviram falar do Üter Slaurten Zörker? A probabilidade do nome ser familiar é muito pequena. Todavia, Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie Simpsons são bem conhecidos. A família amarela ganhou o mundo, tendo como cenário a cidade de Springfield, nos Estados Unidos. São o produto do cartunista Matt Groening, que estreou a série de animação Os Simpsons em dezembro de 1989. Mas quem é, afinal, o Üter?

Na Quinta temporada, em 1993, no episódio Casa da Árvore dos Horrores IV apareceu pela primeira vez esse personagem, dividindo banco do ônibus escolar com Bart. É Üter Zörker, intercambista da Alemanha que estuda na Escola Elementar de Springfield.

Seguindo seu estilo clássico e ácido, a série faz críticas à sociedade a partir de seus estereótipos e seus hábitos politicamente incorretos. Não é diferente com o jovem Üter. Gordinho, o alemão-zinho utiliza a lederhose, é loiro e gosta muito de comer – com destaque a chocolates e salsichas. Ele passa por todo o tipo de bullying, seja pelo porte físico, seja por ser estrangeiro, o que traz a tona um conjunto de reflexões.

Üter é intercambista alemão na Escola de Springfield. Fonte: WikiSimpsons.

O personagem segue o padrão de outros germânicos presentes na cinematografia norte-americana, como o famoso Augustus Gloop, de A Fantástica Fábrica de Chocolates, que de tão obeso e guloso entalou no encana-mento. É a imagem do alemão batata, que entre outras coisas faz parecer que todo o germânico se veste de bávaro e sofre de obesidade.

Mas a cada episódio que Üter aparece acaba por participar de uma nova polêmica, trazendo questões morais fantasiadas de entretenimento. Faz parte do hall de personagens secundários que, como o Abelhão – representando o Chapolin Colorado mexicano -, coloca em xeque o pensamento tradicional e destaca o olhar simplista da sociedade de consumo da contemporaneidade. Ele está em uma proposta de produto audiovisual que consegue atingir as massas e, ao mesmo tempo, trazer críticas inteligentes.

One thought on “Os Simpsons e seu alemãozinho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>