Iniciando o ano! Fest und Musik

Por William Schmidt Roese, o Fritz da Hora do Kerb.

Hallo meine lieben Freunde! Após um breve recesso nesta coluna voltamos com tudo, e nesta edição falamos sobre o verão aqui no Sul do Brasil. Es ist so heiß. Começamos por onde… Bem, o veraneio aqui na região sul é muito divertido, pois nesse período os dias ficam mais longos e as noites mais curtas; “nós deitamos sem sono e acordamos dormindo”, hehehe. Em todo o país é adotado o Horário de Verão para maior aproveitamento de sol, o que na prática gera alguma redução do gasto com energia elétrica. Nas áreas rurais as famílias aproveitam para dar prioridade ao plantio em estufas, pois é nesta época do ano que se cultiva beterraba, couve, feijão vagem, agrião, coentro, cebolinha, rúcula, salsa e espinafre. Já na lavoura cultivam no verão o milho e soja, onde os cuidados devem ser constantes para uma boa colheita.

Também nesta época do ano é comemorada, em muitas localidades onde se concentram grandes números de descendentes alemães, a tradicional Festa da Colheita – Erntedankfest. Em outras ocorrem os Kerbfest, em homenagem ao santo padroeiro da comunidade ou a data de fundação do templo.
Já em Gramado ocorre anual-mente em janeiro o Curso de Danças Folclóricas Alemãs, na Casa da Juventude. Conta com professor vindo da Alemanha, bem preparado para instruir os grupos que compõe a ACG – Associação Cultural Gramado. Esses seminários são importantes para os grupos de danças poderem reiniciar o ano com opções de renovação de seus repertórios. Dankeschön meine lieben Frende. Halten wir auch im nächsten Jahr zusammen.

One thought on “Iniciando o ano! Fest und Musik”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>