Olá amigos, passando abaixo a receita que fizemos de Cuca / Streuselkuchen na nossa live do Facebook aqui na Alemanha, direto de Munique. Passando uma variação com bananas, para deixar o conjunto mais “molhadinho”. Vamos aos ingredientes:
MASSA
- 2 (duas) xícaras de farinha de trigo;
- 1 (uma) xícara de açúcar refinado;
- 1/2 (meia) xícara de leite morno;
- 1/2 xícara de água morna;
- Açúcar de baunilha / Aroma de baunilha;
- 1 (uma) colher de sopa de manteiga;
- Pacotinho de fermento químico;
- 2 (dois) ovos;
- Uma pitada de sal;
Preparo: misturar todos os ingredientes em uma vasilha e deixar a mistura homogênea. Cuidar para que a manteiga derreta (dita é colocar antes na meia xícara de água morna). Se a massa ficar muito líquida pode acrescentar mais meia xícara de açúcar e meia de farinha.
OBS.: Na Alemanha a Streuselkuchen geralmente é só a massa e a “farofa”, contudo no Brasil é normal colocar alguns “extras”. Pode ser acrescida sobre a massa alguns recheios, como uva (tirando o caroço), banana fatiada, maças e pêssegos em caldas, entre outras, desde que a fruta não retenha muito líquido. Outra opção é um camada fina de creme de baunilha – podendo ter leite condensado. Há quem coloque, ainda, linguiça cortada, para já sair do forno a dupla “cuca com linguiça”.

FAROFA AMANTEIGADA / STREUSEL
- 3 (três) colheres de sopa de manteiga;
- 2 (duas) xícaras de açúcar;
- 2 (duas) xícaras de farinha de trigo;
- Essência da baunilha / Açúcar de baunilha;
- 1 gema;
Preparo: em uma vasilha acrescentar todos os ingredientes (se a manteiga estiver fora da refrigeração um pouco antes, melhor). Misturar bem os elementos até que a massa esteja homogênea e se esfarele com o manuseio (como uma farofa úmida). Caso esteja ainda muito úmida, pode acrescentar porções iguais de açúcar e farinha, aos poucos, até chegar no ponto.
Colocar o Streusel / farofa sobre a massa (se tiver recheio o Streusel o cobrirá completamente). Coloque no forno pré-aquecido a 200º. O período de assar é de 45min a 1 hora em média (cuidado para a massa estar assada, conferindo com um palito).

DICA: Comer cuca quente é muito gostoso e não dá dor de barriga (como muitas vezes a “oma” (avó) disse. E para deixar a receita gourmet pode-se servir uma fatia de cuca quente junto com uma bola de sorvete de creme ou chocolate, gerando uma versão teuto-brasileira do Petit Gateau: Streuselkuchen mit Vanilleeis.


Neiva Maria dallabrida Leitzke says:
Parece deliciosa !!!
Clarissa says:
MORRRIIIIII….deve estar bomdimais !!
Cléia Eller de Amorim says:
Deve estar muito bom