Receita de Cuca / Streuselkuchen no “Der Hut na live”

Olá amigos, passando abaixo a receita que fizemos de Cuca / Streuselkuchen na nossa live do Facebook aqui na Alemanha, direto de Munique. Passando uma variação com bananas, para deixar o conjunto mais “molhadinho”. Vamos aos ingredientes:

MASSA

  1. 2 (duas) xícaras de farinha de trigo;
  2. 1 (uma) xícara de açúcar refinado;
  3. 1/2 (meia) xícara de leite morno;
  4. 1/2 xícara de água morna;
  5. Açúcar de baunilha / Aroma de baunilha;
  6. 1 (uma) colher de sopa de manteiga;
  7. Pacotinho de fermento químico;
  8. 2 (dois) ovos;
  9. Uma pitada de sal;

Preparo: misturar todos os ingredientes em uma vasilha e deixar a mistura homogênea. Cuidar para que a manteiga derreta (dita é colocar antes na meia xícara de água morna). Se a massa ficar muito líquida pode acrescentar mais meia xícara de açúcar e meia de farinha.

OBS.: Na Alemanha a Streuselkuchen geralmente é só a massa e a “farofa”, contudo no Brasil é normal colocar alguns “extras”. Pode ser acrescida sobre a massa alguns recheios, como uva (tirando o caroço), banana fatiada, maças e pêssegos em caldas, entre outras, desde que a fruta não retenha muito líquido. Outra opção é um camada fina de creme de baunilha – podendo ter leite condensado. Há quem coloque, ainda, linguiça cortada, para já sair do forno a dupla “cuca com linguiça”.

Sobre a massa são colocadas as fatias de banana, caso a cuca seja recheada com frutas. É importante não afundar o recheio na massa. Foto: Denis Simões

FAROFA AMANTEIGADA / STREUSEL

  1. 3 (três) colheres de sopa de manteiga;
  2. 2 (duas) xícaras de açúcar;
  3. 2 (duas) xícaras de farinha de trigo;
  4. Essência da baunilha / Açúcar de baunilha;
  5. 1 gema;

Preparo: em uma vasilha acrescentar todos os ingredientes (se a manteiga estiver fora da refrigeração um pouco antes, melhor). Misturar bem os elementos até que a massa esteja homogênea e se esfarele com o manuseio (como uma farofa úmida). Caso esteja ainda muito úmida, pode acrescentar porções iguais de açúcar e farinha, aos poucos, até chegar no ponto.

Colocar o Streusel / farofa sobre a massa (se tiver recheio o Streusel o cobrirá completamente). Coloque no forno pré-aquecido a 200º. O período de assar é de 45min a 1 hora em média (cuidado para a massa estar assada, conferindo com um palito).

Cuca assada. Cuidar para que a massa tenha ficado toda cozida. Foto: Denis Gerson Simões.

DICA: Comer cuca quente é muito gostoso e não dá dor de barriga (como muitas vezes a “oma” (avó) disse. E para deixar a receita gourmet pode-se servir uma fatia de cuca quente junto com uma bola de sorvete de creme ou chocolate, gerando uma versão teuto-brasileira do Petit Gateau: Streuselkuchen mit Vanilleeis. 

E esse foi o resultado do “Der Hut na live” do domingo, 03/02/2019, quando a Cuca foi feita ao vivo na transmissão. Muito obrigado pela audiência. A live ocorre todos os domingos às 17:30 no horário de Brasília. Foto: Lise Leitzke.
Na fatia pode se ver a massa, a fina camada de bananas e a “farofa” (Streusel).

3 thoughts on “Receita de Cuca / Streuselkuchen no “Der Hut na live””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>