Grande participação marca a pesquisa dos municípios onde se fala alemão

Desde o dia 17/01 os internautas podem responder a seguinte pergunta: “no seu município falam alemão?”. A pesquisa está disponível tanto no Facebook da Rádio Imperial FM quanto no do Der Hut. Em cinco dias de atividade já foram deixados mais de 200 comentários nas páginas oficiais, sem contar os mais de 100 compartilhamentos. Cerca de 120 municípios foram citados.

As cidades do sul do país são as mais citadas, tendo Blumenau-SC a campeã de participações. Em volume de municípios destacados o Rio Grande do Sul tem maior quantidade, seguido de Santa Catarina e Paraná. Também aparecem Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goias, Brasilia, Pará e Manaus. De mensagens internacionais houve contribuições do Paraguai, Venezuela e Argentina.

Se destacam nos apontamentos as distintas formas como a língua alemã chegou aos municípios. Desde as tradicionais comunidades de imigração alemã do século XIX, onde o idioma ainda se mantém, até áreas da chegada atual de germânicos – com intercambistas, empresários e mão de obra especializada. Outro destaque está para as cidades formadas pela migração de gaúchos no centro do país, pontos onde dialetos alemães e italianos sobrevivem.

A primeira fase da pesquisa segue até 31/01, com a coleta espontânea de dados. Após serão realizadas as tabulações e análises, destacando regiões e municípios.

6 thoughts on “Grande participação marca a pesquisa dos municípios onde se fala alemão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>