No seu município falam alemão?

Buscando um mapeamento das comunidades que mantém a língua alemã, o Der Hut, o Hin & Weg e a Rádio Imperial FM iniciaram a pesquisa “Municípios latino-americanos que falam alemão“. A proposta, focada principalmente no Brasil, acontece junto ao público com acesso à internet, com destaque aos conectados ao Facebook. Para participar o usuário simplesmente necessita acessar as páginas do Der Hut ou Rádio Imperial na Rede Social e escrever os nomes dos municípios que mantém ainda hoje o idioma alemão.

A pesquisa iniciou em 17.01.2019 e um dia depois do seu início já continha o envolvimento de mais de 5.000 pessoas, com número superior a 200 respostas. Foram listados nestas primeiras 24 horas 87 município citados como “tendo presente a língua alemã. Trata-se do primeiro passo dessa pesquisa, que vai posteriormente averiguar em que situações o idioma germânico se apresenta em cada comunidade.

Se tem ciência que o volume de cidades com comunidades falantes de alemão é bem maior que essas primeiras 87. São consideradas aqui tanto os grupos que falam o alemão gramatical quanto seus mais variados dialetos. É de conhecimento, também, que na pesquisa aparecem municípios que tem forte identidade alemã, mas onde a língua está em declínio , assim como casos de grandes grupos de falantes do alemão em locais onde não há essa identidade – a exemplos de capitais e polos industriais.

De toda forma, mais do que uma pesquisa quantitativa de dados absolutos, trata-se da captação de informações que poderão medir a percepção dos internautas sobre suas comunidades, se estas tem ainda elos linguísticos com seus antepassados ou mesmo retomam o alemão por vias comerciais ou culturais. O resultados serão apresentados no Boletim Der Hut – em suas edições na Rádio Imperial e em formato de Revista – e nas redes sociais.

6 thoughts on “No seu município falam alemão?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>