Projeto 13 Danças em Curitiba e São Bento do Sul

A Auftanz e o Salzburger Dreher foram as danças trabalhados no final de semana de 18 e 19 de agosto de 2018 nas cidades de Curitiba e São Bento do Sul, respectivamente. As duas músicas populares alemãs fazem parte do Projeto 13 Danças / 13 Tänze, que grava e edita áudios e vídeos da tradição germânica. A proposta é uma parceria entre o Der Hut, o Hin & Weg e grupos de danças parceiros, onde treze danças alemãs serão gravadas em treze cidades diferentes, no Brasil e na Alemanha.

A Dança da Polonaise foi o ponto de congregação entre os quatro grupos de danças alemãs de Curitiba.

No sábado, 18/08, quatro grupos de danças alemãs se confraternizaram apresentando a Polonaise no Bosque Alemão em Curitiba. Essa coreografia ocorreu em frente ao Oratório Bach, ponto turístico da capital paranaense. Fizeram parte o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat, o Concordias Germanischer Volkstanzgruppe, o Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit e o Germanische Seele Volkstanzgruppe, todos da cidade. A Polonaise faz parte do conjunto de danças de abertura, que abrem as festas tradicionais, sendo conhecidas como Auftänze, a exemplo da Sterntanz, Muhlradl e Kronentanz. São sequências coreográficas presentes em grande parte da Europa, sendo que a versão apresentada segue as estruturas típicas da Áustria e da Baviera.

Jäger Volkstanzgruppe apresentou a Salzburger Dreher em São Bento do Sul.

Já no domingo, 19/08, o palco das danças foi o Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, em São Bento do Sul. No local o Jäger Volkstanzgruppe apresentou a Salzburger Dreher, dança típica relacionada à cidade de Salzburg, na Áustria, contudo que têm suas formações musicais e coreográficas ligadas a diversos povos de língua alemã. Os trajes bávaros do grupo encantaram ainda mais a paisagem histórica do Museu, um dos pontos turísticos do município. Também foram realizadas outras captações de imagens da cidade, destacando a natureza e suas edificações.

O Projeto 13 Danças / 13 Tänze segue em ação, gravando áudios e vídeos, transitando pelas comunidades do Sul do Brasil. Já participaram do projeto entidades das cidades de Igrejinha, Blumenau, Gravataí, Munique e, agora, Curitiba e São Bento do Sul. O próximo município a receberem o Projeto é Pinhalzinho, em Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>