73. Internationales Folklorefestival in Straznice in Tschechien.

Você sabia que são fortes as relações entre o sul da Alemanha e a República Tcheca? Até a década de 1940 a região da antiga Boêmia e  Morávia, além da Silésia dos Sudetos, tinha grande número de famílias de língua alemã, o que mudou somente após a Segunda Guerra Mundial. De toda forma, mesmo com as mudanças drásticas que ocorreram, busca-se ampliar os diálogo entre as populações desses dois países vizinhos, tanto no âmbito social como no cultural.

Böhmerwald Sing- und Volkstanzgruppe München
Böhmerwald Sing- und Volkstanzgruppe München

Em função dessa conexão histórica que o Böhmerwald Sing- und Volkstanzgruppe München foi convidado para participar do 73. Internationales Folklorefestival in Straznice in Tschechien, ou 73. ročník Mezinárodního folklorního festivalu Strážnice, ou em tradução, o 73. Festival Internacional de Folclore de Straznice na República Tcheca. No evento, que ocorreu de 21 a 24/06/2018, além de apresentações artísticas, teve feira com produtos artesanais e um grande diálogo entre culturas. Na ocasião autoridades locais estiveram presentes e teve a cobertura da imprensa tcheca.

Böhmerwald Sing- und Volkstanzgruppe München

Böhmerwald Sing- und Volkstanzgruppe München tem sua sede na capital da Baviera, todavia é formado majoritariamente por famílias vindas dos Sudetos Alemães, em especial da Floresta da Boêmia, atual território tcheco. Desta forma, esta presença do grupo em Straznice é também bastante simbólica, já que reforça a retomada das relações entre comunidades que estiveram muito próximas por séculos e que em função de guerras acabaram violentamente separadas.

Veja o site do festival: festivalstraznice.cz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>