Schuhplattler foi tema do “Regional em Dança” em Dois Irmãos-RS

Os típicos sapateados da Baviera e Tirol foram o tema do segundo “Regional em Danças” de 2018. Esta edição ocorreu em 17/06/2018, domingo, das 8h às 11h15min, no município de Dois Irmãos-RS, tendo o Baumschneis Volkstanzgruppe o anfitrião da encontro. Estiveram presentes componentes de grupos de danças alemãs vindos de cidades como Ivoti, Picada Café, Presidente Lucena, Igrejinha, Nova Hartz, Porto Alegre, entre outras.

A atividade contou com a participação especial de Claudia Santana, através de audioconferência direto de Munique, Baviera, falando da temática do sapateado no sul da Alemanha. Ela destacou principalmente o papel feminino nesse tipo de danças, com o tradicional “Dirndldrahn“, onde as moças não sapateiam e sim realizam um giro contínuo, que tem alto grau de dificuldade. Claudia é a coordenadora do hin-und-weg-volkstanz.com e parceira do Der Hut.

Sobre os sapateados, Schuhplattler, foram trabalhados sua história; estilos; características dos realizados na Baviera, Áustria e Itália; a indumentária correta para dançar esse tipo de coreografia. Luiz Timm dos Reis realizou parte das explanações e apontou algumas opções de sequências de palmas, tradicionais principalmente na Baviera. Foram utilizadas as músicas da Amboss Polka e da Die Lustigen Holzhackerbuam. As melodias foram executadas com música ao vivo.  Ao final, os presentes participaram de danças tradicionais do sul da Alemanha, como Kikeriki, Sternpolka, Jägermarsch e Salzburger Dreher.

O próximo “Regional em Dança” ocorrerá no dia 02/09/2018 no município de Presidente Lucena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>