München feiert Geburtstag – Munique comemora seu aniversário

Rathaus am Marienplatz in München

Sob este título acontecem neste final de semana as comemoracões de aniversário de Munique. A capital bávara foi fundada em 14 de junho de 1158 por Henrique XII o Leão, duque da Saxônia e da Baviera. Um dos homens mais poderosos de sua época e que anos mais tarde perdeu a batalha mais importante de sua vida: a briga com o imperador que havia sido seu amigo. Com isso ele perdeu todo o poder adquirido ao longo de décadas.

Henrique deixou um legado em forma de cidade que ao longo de 860 anos de história passou por muitos altos e baixos, por períodos de paz e de guerra, teve muitos governantes,  momentos de glória e de lutas.

Atualmente é um polo industrial, de serviços e de turismo que atrai pessoas de todo o mundo para passear e conhecer o lugar ou trabalhar e morar. A metrópole é uma das maiores cidades alemãs e tem uma alta qualidade de vida e segurança. Ela oferece variadas opções de lazer para todos os gostos e bolsos. E como está localizada no coração da Europa é fácil e rápido viajar a partir dela, seja de carro, ônibus, trem ou avião.

Isso por si só já atrai muitas pessoas, mas acima de tudo, a população local sabe como aproveitar a vida e se divertir, além de trabalhar. Tanto no inverno quanto no verão há múltiplas possibidades de diversão nesta cidade grande que conta com enormes áreas verdes que agradam a todas as gerações.

É como dizem os muniquenses: a cidade é uma vila, apesar de ter pouco mais de um milhão e meio de habitantes de todas as nacionalidades e recebe bem a todos que nela vivem e por ela passam.

Um bom exemplo disso foi a própria festa de aniversário que iniciou ontem com um lindo dia de sol. Comemorando os seus 860 anos a cidade se mostra moderna e multicultural. A Marienplatz, a praça central, assim como toda a área histórica serviu de palco para os festejos realizados nos dias 16 e 17 de junho conectando o passado e o presente. Fazendo com que cavaleiros medievais, dançarinos mouriscos, músicos e cantores, adultos e crianças dialogassem entre si ao som dos mais diversos ritmos. Houveram apresentações tradicionais de grupos folclóricos e shows de rock and roll. Teve até um grupo de cantoras que se esmerou ao tocar os ritmos do Brasil: o batuque de Salvador e do Rio de Janeiro tomou conta do palco e as moças cantaram em português!

A festa se encerra hoje (17/06/2018) à noite e os muniquenses se reunirão em bares, Biergarten e parques para assistirem juntos a estreia dos alemães na Copa do Mundo.

Por Elisangela Leitzke

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>