E recomeçaram os Encontros de Grupos no Brasil

Por Denis Gerson Simões

O ano começou em janeiro, mas os Encontros de Grupos de Dança Alemãs pegaram ritmo a partir de março. Neste ano no Rio Grande do Sul ocorreram três eventos típicos voltados ao Volkstanz: em Nova Petrópolis, em Restinga Seca e Westfália. Festas com muita música, atividades sócio-culturais e tradições.

Na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, de Nova Petrópolis, ocorreu o baile dos 25 anos do Schützenhaus Tanzgruppe. Na oportunidade, além de grupos de danças e comunidade local, estiveram presentes ex-dançarinos e ex-coordenadores. Na sua apresentação os donos da casa mostraram suas habilidades com os tamancos de madeira – Holzschuhe – e abriram o baile com a tradicional Polonaise, que agregou todos os presentes.

Os tamancos de madeira também foram o ponto forte no Westfälischer Tanzabend, evento que aconteceu no município da Westfália-RS. Lá, além de baile típico, durante o dia ocorreram jogos utilizando os Holzschuhe. Nessas brincadeiras ocorreram muitos momentos de bom humor ao adaptar as práticas esportivas ao contexto da área rural. À noite os grupos presentes tiveram a experiência de dançar com os sapatos de pau e degustar um saboroso jantar. Estiveram representando o Der Hut no evento os dançarinos William Oliveira e Heidi Michel.

Já em Restinga Seca ocorreu o baile típico do Jugendfreund. Lá esteve o colunista do Der Hut William Roese – em sua coluna ele conta detalhes desta bela festa. Teve destaque a gravação do DVD da Banda Família Einchelberger.

Março transcorrendo em grande estilo! Parabéns a todos os promotores desses Encontros de Grupos.

Foto: Banda Real no Baile de Aniversário do Schützenhaus Tanzgruppe, na Sociedade Tiro ao Alvo, de Nova Petrópolis, em 17.03.2018. Foto: Denis Gerson Simões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>