Artigo e Substantivo

Para quem vai estudar o idioma alemão, começará aprendendo o básico.

Primeira dica importante: todos os substantivos são escritos com a inicial maiúscula. Aqueles que fugiam da aula de português se perguntam… Mas o que é um substantivo? O substantivo é a palavra usada para nomear algo ou alguém.

Nomes de pessoas na nossa língua também tem o início maiúsculo. Em alemão a regra é a mesma, mas não se aplica somente à nomes próprios como também à animais, objetos, sentimentos e muitas outras coisas.

A segunda regra básica: a língua alemã tem três gêneros, à saber masculino, feminino e neutro. Quando falamos do sujeito na frase isso quer dizer que todo substantivo tem um artigo der (masculino), die (feminino) ou das (neutro). E a lógica dos gêneros das palavras é bem diferente do português.

Um exemplo bem simples: a lua se transforma no masculino der Mond, o sol se transforma no feminino die Sonne, e o masculino clima se transforma no neutro das Wetter. E para confundir qualquer pessoa: das Mädchen significa a menina. Como assim? Menina deixou de ser feminino? No idioma de Goethe a menina continua sendo do sexo feminino, ainda assim, gramaticalmente pertence ao gênero neutro porque todas as palavras terminadas em chen sao neutras.

De modo que quando for aprender a língua de Schiller, lembre-se de decorar sempre o artigo com o substantivo e escrever o último com inicial maiúscula.

Dica de ouro: se você tiver uma memória visual, use cores para diferenciar os gêneros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar as seguintes tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>